quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Equalizando as ideias

E assim, encerra-se mais um período carnavalesco. Graças a Deus acabou essa putaria anual que nada tráz de bom prá ninguem... Duvidam? Então leiam este excelente texto do meu grande amigo Thales Brito sobre o tal período ... É aberrante esse país...definitivamente...

Que porra é essa de carnaval?

Harmonia? Evolução? Presença? Comissão de frente? E as favelas? E os crimes? Onde foram parar as notícias? Cade o entretenimento? Cade a realidade???

Bateria? Fantasia? Unidos do Tucuruvi? Salgueiro? Vai-vai? Beija-flor? Enredo? Como assim???

Terra da garoa? Cidade maravilhosa? Monumentos? Tem bunda de fora? Tem gente pagando peitinho? Muitos gastos? Barracão? Dedicação? Ensaio? Que merda é essa???

Tem grupo de acesso? Uma hora e vinte de desfile? Muitos gringos? Muita grana envolvida? Patrocínio de traficante? Alegorias? Tem arlequim?Tem colombina? Carnavalescos? Gala gay? Passarela? Avenida? Ala das baianas? Lembranças remotas? Samba enredo? Tema? Conjunto e harmonia? Tonalidade? Mestre sala? Porta bandeira? Rei momo? Comentaristas? Bastidores? Destaques? Rainha da bateria? Destaque do ano? Muita bebida? Muita droga? Camarote? Transmissão internacional? Doenças sexualmente transmissíveis? Reco-reco? Surdo? Cavaquinho? Tamborim? Avaliação? Para que? Ganha-se o que???

Lucra-se como? Recupera-se os gastos? Nota dez? E se for nove? E os que morrem de fome???

Samba no pé? Sambódromo? Globeleza? É cultura?Jogar dinheiro fora é cultura???

Alguém sabe responder estas perguntas? São muitas???

Querem axé? Querem abadá? Querem trio-elétrico? Querem uma semana de feriado? Querem uns chacoalhões de sopetão? E os políticos malas? E as favelas dominadas???

E as balas perdidas? Fazem parte da festa? Junto com os rojões???

E tem grupo especial? Ele é sensacional? Mas e os rebaixados? São os mal taxados? Chora o cavaquinho? E quem se alegra com isso? Invade-se a Sapucaí? Invade-se o Anhembi? Você torce pára quem? Tem concentração? Tem bastante artista? Tem sangue? Tem suor? E companhia???

É brincar de ser criança? Criança bebe? Criança fuma? Criança cheira? É brincar de ser feliz? Se fechando à realidade a frente de seu nariz? Tem calo no pé? Quantos milhões são gastos? Se isso me indigna???

Tem verde e branco? Verde e rosa? Azul e branco? Você viu a mangueira entrar? Ou estava de costas?

(Thales Brito - fev/2008)

...e, aproveitando, vou republicar uma crítica sobre o período que fiz a exatamente 1 ano atrás e está no ar até hoje no meu antigo blog, o censurado "A longa música chamada vida".


É carnaval na terra do carnaval, das mulheres fáceis, das balas perdidas, dos crimes brutais e da "pizza".

Todo ano é a mesma coisa: samba, alegria, bailes, desfiles de escola de samba, TV dando cobertura total, um monte de gente fugindo de SP para curtir a festividade na praia ou no interior. Nunca muda e jamais vai mudar. Coisas do Brasil, responsável por eternizar o período no mundo inteiro, por trazer o turismo sedento por samba e mulheres nacionais e por fortalecer a nossa imagem negativa no exterior. Gringo acha e sempre vai achar que aqui só tem índio e puta...e o brasileiro parece que gosta dessa fama e não abre mão.

(os gringos vem para o nosso país no carnaval e em qualquer outra época do ano porque pensam que nossas mulheres são putas. E parece que elas gostam da fama....o nome desse país deveria ser "Puteiro Brasil"???)


Dizem que é após o carnaval que as negociações comerciais são retomadas. Mas analisem: da virada do ano pro carnaval são quase 2 meses. 2 meses de inutilidade comercial, de férias? Nunca conhecí isso....aliás, por toda a minha vida eu sempre trabalhei e muito, não importa o período do ano. Só os milionários que gozam desse privilégio, eu nunca...e nem quero.

Eu sinceramente detesto muito o carnaval (tenho certeza que já perceberam isso). Acho que é um período onde a rapaziada se acaba de beber e usar drogas, que a AIDS se prolifera com uma voracidade de meter medo, onde muitos morrem por causa da tal alegria, que embaça a vista a faz as mãos tremerem quando num volante de automóvel, ou em cima de uma moto. O índice de desgraças por metro quadrado na época do carnaval é muito alto. Prá mim, o carnaval nada mais é que um período onde eu vou dormir até tarde e descansar meu esqueleto. Com 30 anos de idade, não existe mais em mim nada de encantamento por tal período. Desde criança, nunca fui fã de bailes e alegrias carnavalescas. Prá quem não curte a coisa, esse é um período apenas prá por as idéias em dia....e sem ouvir samba, pelamordeDeus....

Eu jamais vou entender o meu povo brasileiro...poxa, somos governados por pessoas que já deram a prova de sua corrupção...tudo bem! Quem não foi corrupto, mesmo que só um pouquinho quando esteve no poder em nosso país?? Não existe, certo?? Mas poxa, em países ditos desenvolvidos essas coisas com certeza são punidas com mais rigor, todo mundo acaba tendo o que merece. Só aqui que não. Nosso presidente admite que até passar o carnaval o período é improdutivo...é mole? Um país tão deficiente, precisando de desenvolvimento urgente parado por quase 2 meses?? E o povo parece que não tá nem aí e ainda se sente feliz por isso tudo....sorriam prá não chorar, caros amigos...

(na foto, o presidente desta escola de samba chamada Brasil: Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. O conformismo do povo brasileiro é mesmo de doer...)

Também detesto demais as músicas que rolam no carnaval, chamadas de "sambas de enredo". Nunca notei diferença nenhuma entre um samba de enredo e outro. Desde criança percebo que é a mesma levada ritmica e as mesmas letras babacas sem conteúdo. Nunca muda nada. E as vozes tbem. Os requisitos básicos para um puxador de samba é ser negão, ter voz grossa, beber cachaça, ser metido a malandrão e nada mais. Exigente o esquema, não???

O carnaval faz as pessoas esquecerem de fatos que deveriam ser levados a sério, como a violência no Rio de Janeiro. A alguns dias atrás, uma criança foi arrastada por um carro até a sua morte, todo mundo viu na TV, se comoveu e etc...mas no carnaval parece que todos se esquecem. A solidariedade do povo brasileiro tem prazo de validade. Vence quando algum assunto que consideram marcante (no caso, o carnaval) surge para que a tragédia seja esquecida. Muita hipocrisia e muita falta de atitude. Deus do céu...precisamos conter a violência e o que encontramos?? Samba e putas dançando peladas na época onde obrigatoriamente a mente do brasileiro fica pior do que já é...

(na foto, o garoto João Helio, morto brutalmente no Rio de Janeiro. Já pensou se fosse o seu filho??Pena de morte para os responsáveis por esse crime, URGENTE!!)


Eu odeio sim o carnaval, odeio as atitudes do nosso governo, odeio turista que acha que nossas mulheres são putas, odeio balas perdidas, odeio sambas enredo, odeio desfiles de escola de samba, odeio a Marquês de Sapucai, odeio o sambódromo do Anhembí, odeio a alienação do povo brasileiro, odeio a falta de inteligência e cultura, odeio ser acordado pela manhã por um vizinho que põe o CD dos malditos sambas enredo do carnaval em volume alto no seu rádio Aiwa (aqueles de estante de sala) de sei lá eu quantos watts. Odeio sim.....e muito!! E sempre vou odiar.

(ok, ok....podem me chamar de chato sim...e de espanhol maluco revoltado tbem, não ligo. só não me procurem nos bailes de carnaval porque jamais irão me encontrar...jamais mesmo!!)

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

(escutando: Camille Yardbrough, música "Take your praise" de 1987)

2 comentários:

Anônimo disse...

o carnaval não é responsavel pelas balas perdidas,pelas favelas,pelos politicos ladrões,o carnaval,é uma festa linda e maravilhosa,onde só o nosso brasil sabe fazer,que traz muita granav pro nosso pais,podem reparar:antes do carnaval,só se falava em crise,após,a crise sumiu da midia,interessante isso né.
e o tanto de emprego que gera,vai pesquisar primeiro sobre essa maravilhosa festa,depois podem criticar.

eta povo sem cultura...

"JazzFunk", Herbert disse...

Sr. Anônimo, sinceramente fica mto difícil de responder prá você...
seu português é péssimo, suas colocações são confusas e, pelo pouco que entendi que você escreveu, você só falou MERDA (carnaval festa linda, depois dele naum tem mais crise, empregos gerados...onde??? me fala??)....
po, cara, me desculpa mas desse jeito não dá....tenta entender melhor o que eu escrevi pelo menos....ou então faça o seguinte: "ANTES DE ABRIR A BOCA, LIGUE O CÉREBRO", ok?
abraço!