quinta-feira, 19 de março de 2009

Equalizando as idéias

Atividades físicas: ame-as ou morra!
O tema é clichê, mas não na minha vida. É assim: desde os 9 anos de idade que sou adepto de atividades físicas. Sempre joguei muito futebol, treinei judô de 1989 à 1992 (cheguei na faixa laranja, ou na metade do caminho) e também já treinei em academia a modalidade "condicionamento físico", isso de 1992 à 1993.
Até o ano de 1999 eu nunca parei com o futebol. 3 vezes por semana, sendo 1 na terça com os amigos contabilistas do meu pai, 1 na sexta com os amigos do Juventus no futebol de campo e aos finais de semana disputando o campeonato interno de futebol associados, também no Juventus. Nessa época meu peso não passava dos 80 kilos e eu corria bem e com fôlego, apesar do cigarro estar na minha vida desde 1993 (tremenda besteira da minha parte). Desde 99 eu confesso que dei uma "largada de mão" na coisa porque era a época que eu não tinha tempo prá nada devido ao emprego na gravadora, que durou daquela época até 2007. Mas nunca deixei de lado o pensamento que dizia "eu volto!". Agora, em 2009, resolvi voltar. Diariamente vou ao Juventus correr e caminhar. À 1 mês atrás meu peso chegou aos absurdos 102 kilos, mas hoje ele já está em 96 kilos (6 kilos à menos). É um enorme sofrimento tentar chegar próximo dos tais dias de glória da minha saúde, mas estou na luta, perseverante e confiante. Nada pode me parar, tirando uma distensãozinha aqui ou uma contraturazinha alí......
Enfim, o próximo passo é voltar a jogar futebol. Não o fiz ainda porque tenho problemas nos 2 joelhos e estou acima do peso. Tenho que perder mais uns 5 kilos prá poder voltar a jogar ou no miolo da zaga ou na lateral esquerda (minhas posições de origem) no campo e poder confiar nas minhas arrancadas de "marcação", sem me preocupar com alguma "rangida" mais dolorida ou alguma "pontada" nos nervos do joelho. Lesionei os dois em 1990 quando treinava judo num acidente de treino. Entrei na faca e resolvi o problema, mas o excesso de peso pode comprometer.
O lance é ter calma, ter nos ouvidos um tocador de música só com sonzeira, respirar pelo nariz e soltar pela boca, não "extrapolar" prá não lesionar o corpo e ter fé. Afinal de contas tenho 32 anos e não me considero "mal das pernas", apenas acho que posso prolongar a minha vida em mais vários anos se seguir esse saudável e fundamental caminho chamado "atividades físicas". Pense nisso e analise seu peso, prá começar....você não acha que tem algo de errado nele? Dá prá consertar, camarada!

Um grande abraço à todos!

(escutando: Frank Zappa, música "Dirty Love" do álbum "Over-Nite Sensation" de 1973)

4 comentários:

bobmacjack disse...

Já considerou o ciclismo? Uma bicicleta bem regulada praticamente não produz impacto nos joelhos.

Falo isso porque sempre fui sedentário e há um ano resolvi mudar isso. Comecei com academia mas só me dei bem mesmo foi com o ciclismo. Mesmo nunca tendo sido atleta cheguei a fazer pequenas viagens pedalando quase 200Km num dia. Meu peso foi de 117 para 99Kg em um ano (sou paciente, hehe!). Tem os riscos, claro, mas toda atividade tem em maior ou menor grau. Eu mesmo, por um erro meu (não usar equipamento adequado) me machuquei e fui obrigado a parar, mas estou voltando com força total.

Abraço e felicidade no abandono da vida sedentária!

Ana Leticia disse...

Pô, nem me fale! Fui bailarina dos 6 aos 25! Parei de dançar e aí... 14 kg a mais! É foda essa vida de ex-atleta! rs
Mas dou um jeito, nem q seja voltar andando do trampo pra casa, com toda a parafernália obrigatória (tênis no pé e roupas próprias), é claro. :)
Vai na fé que dá!
Beijos
Ana Letícia
www.mineirasuai.blogspot.com

Renata Fern disse...

É muito ruim perder a forma. Nunca fui esbelta... nem exemplo de uma vida mais ativa. Mas por causa do meu trabalho, passo muitas horas sentadas e engordei 9 quilos e como esses quilos me ddeixam feia. Apareceu um monte de gordura localizada. O tchau é mole, os pneuzinhos na cintua, o peito aumentou. E como é difícil perder esses 9 quilos. Caramba!

Boa sorte e temperança pra vc!

Beijos

kryz! disse...

adivinha quem voltou?
www.trabalhomental.blogspot.com